O texto de Lucas 24, 13-35 relata a caminhada de dois discípulos de Jesus para a aldeia chamada Emaús, com certeza era um longo caminho a se percorrer e muitas coisas aconteceram....
Após a morte de Jesus por crucificação, em Jerusalém, a grande esperança do povo que seguia a Jesus acabou. Tinham esperança de libertação das mãos do império romano, acreditavam que Jesus seria o novo rei e pelo poder da espada os libertaria da opressão, exploração e sofrimento.
Jesus foi crucificado, e dois de seus discípulos saíram caminhando para Emaús, o sentimento que tinham era de tristeza, angústia, medo, sofrimento, desesperança... Iam caminhando e comentando o que havia acontecido em Jerusalém, a tristeza deles era tamanha que nem perceberam que Jesus, já ressuscitado, caminhava ao lado deles.
É interessante que o Mestre desenvolveu um diálogo com eles, esperando que percebessem “quem” estava ali e que aquela tristeza sentida era inútil, pois Ele, o Cristo, estava vivo e ao lado deles.
Chegou o momento em que Jesus se manifestou a eles quando dava graças partia o pão, e então eles perceberam que o Mestre estava ali o tempo todo e eles não tinham reconhecido... Mas aí era tarde demais, o Mestre desapareceu deixando-os ali.
Queridos, realmente quando estamos tristes muitas coisas passam despercebidas, então chamo a sua atenção para lhes dizer, quantas vezes vocês já passaram caminhando para Emaús, sentindo o que aqueles discípulos experimentaram. Tristeza, dor, ansiedade, angústia, sofrimento, decepção, medo, desesperança... E todos esses sentimentos também não os permitiram que enxergassem Jesus ao seu lado, e por estarem com seus olhos fechados pela tristeza, impedidos de ver, acharam que estavam sozinhos, mas na verdade isso não aconteceu, Cristo está com vocês. Meus irmãos, quero lhes dizer que se estiverem andando pelo caminho de Emaús, permita que seus olhos vejam a Jesus, e deixem que Jesus se manifeste, porque assim terão a sua esperança renovada, podendo seguir o caminho da vida com segurança e alegria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário