Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Perdas




Desde que nascemos vivenciamos em nossa história de vida momentos de alegrias e de tristezas. Na minha história, por exemplo, existem muitos momentos de perdas que trouxeram tristeza a toda família.
Quando tinha oito anos, minha mãe veio a falecer. Ficando eu, meus dois irmãos e meu pai. Na época não pude compreender muito, mas o que sei é que a ausência de minha mãe nos momentos especiais de minha vida tais como: vestibular, faculdade, formatura, inicio do ministério pastoral, casamento, etc... me trouxeram e ainda trazem um vazio muito grande. Essa perda é irreparável. Sinto muitas saudades de minha mãe.
Enfim, assim como em minha vida, todo ser humano está sujeito a perdas. Perdas essas que nos fazem mudar a dinâmica de nossas vidas.
Quando perdemos, o sentimento que temos é de derrota, desânimo, tristeza, medo. Todos esses sentimentos envolvem nosso coração e sempre mudam o curso de nossas vidas.  Então sofremos.
Muitas pessoas não conseguem superar seu momento de perda, entram em depressão, perdem o gosto de viver. Não enxergam outra possibilidade para continuar a vida. Às vezes se esquecem de si mesmas, provocando um caos em sua caminhada diária.
Há um grande índice de pessoas que chegam à morte, muitas chegam perder sua fé; como se Deus fosse culpado de alguma coisa. As pessoas quando perdem, na maioria das vezes criam barreiras em suas vidas, como se nada mais importasse. Algumas superam a perda, mas para muitas até parece que ninguém ficou ao seu lado. É como que se não existissem amigos e família. Para elas não existe mais trabalho pela frente, desafios a serem enfrentados, horizontes a serem descobertos, vitórias a serem alcançadas.
Estou relatando tudo isso, mas compreendo as diversas reações de quem passa por perdas durante a vida. Escrevendo este texto e pensando em momentos de perdas, me vieram as perguntas: Porque perdemos? Porque precisamos perder?
Vejo que responder essas perguntas em poucas linhas é uma tarefa difícil. Mas o que quero trazer para nosso crescimento é a afirmação de as que perdas são oportunidades de crescimento.
Quando perdi minha mãe, tivemos que mudar a nossa dinâmica de vida. Muitas pessoas nos ajudaram nesse período. E nós aprendemos muito. Eu e meus irmãos aprendemos a cozinhar, lavar e passar. Aprendemos que tínhamos que nos virar, é claro que como já disse tínhamos pessoas que no inicio do processo nos ajudaram, mas, com o tempo a vida nos mostrou que precisávamos fazer algo para vencermos e crescermos.
Com muita alegria te digo,  venci...cresci...
Neste tempo que se chama hoje, afirmo com exemplo vivo de vida que a perda foi uma oportunidade de crescimento para minha vida, pessoal, emocional e espiritual.
Amigo, assim como eu venci e cresci, você também pode vencer e crescer.
Acredito que existem muitas coisas boas para acontecer em sua vida. Olhe para frente, veja novas possibilidades, alcance novos horizontes, viva, persista, não deixe de sonhar, tenha forças, aproveite as oportunidades que surgirão no seu caminho. Mas não esqueça: você nunca estará sozinho. Jesus Cristo venceu o mundo e Ele te ajudará a vencer suas perdas.
Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário